top of page

“Campanha de Sensibilização: Outubro Rosa”

Adicione mais informações sobre este item..

Outubro é o mês de Prevenção do Cancro da Mama e a Equipa de Cidadania e Desenvolvimento da EPFMCB não podia ficar indiferente a uma doença que afeta milhões de pessoas. Nas turmas presentes na escola realizou-se uma breve descrição desta iniciativa, assinalada anualmente, e solicitou-se aos alunos representantes das turmas, que elaborassem laços cor de rosa e os colocassem no “mural” dedicado para o efeito, com a identificação do ano e curso. A comunidade educativa também foi esclarecida/sensibilizada, através de cartazes informativos e alusivos ao “Outubro Rosa”, sabendo-se que a consciencialização e a partilha de informação é o primeiro passo na luta contra o cancro da mama.

Dia da Alimentação

Adicione mais informações sobre este item..

Como é habitual comemorou-se no dia 16 de Outubro o dia mundial da alimentação, com as seguintes atividades:

Exposição de uma Roda dos Alimentos na Biblioteca Escolar, organizada pelos alunos de TAS; Jogo “Roda de Aromas de Plantas Aromáticas”, na esplanada da Escola – alunos TPAP e CEF; Confeção do almoço da EPFM,CB para a Comunidade Escolar pelos alunos do curso TRE, usando produtos cultivados pelos alunos do curso TPAP; ocumentário “A nova ciência da alimentação” e debate orientado com os principais tópicos do documentário.

Refira-se desde já que existiu o cumprir das normas de segurança.

Carnaval 2020 na EPFCB

Adicione mais informações sobre este item..

É com um enorme orgulho que, no dia vinte e um de fevereiro, a Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, articulou com o Centro Escolar de Fermil, na concretização do desfile de Carnaval.

Alunos, professores e assistentes operacionais usaram vestuário diverso alusivo ao contexto carnavalesco e aos diferentes cursos profissionais e CEF da nossa Escola. Nem mesmo a música faltou, pois ao longo do cortejo ouviam-se cânticos, acompanhados pelos sons das concertinas tocadas pelos nossos talentosos alunos!  

COMEMORAÇÃO DO DIA DOS AFETOS

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 18 de fevereiro do corrente ano, a Associação de Estudantes em articulação com a Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, assim como com os docentes da área técnica do Curso de TPA realizou, no período da manhã, uma atividade que nos encheu de orgulho e satisfação!

Foi pedido aos Delegados e Subdelegados de cada ano e de todos os cursos da nossa Escola que se deslocassem à Exploração Agrícola da EPF, com o intuito de se plantarem árvores nobres singulares portuguesas!

 Todos tiveram a oportunidade de plantar a “sua” árvore a representar o seu curso!

É fundamental sensibilizar os nossos jovens para a preservação ambiental e incutir nos mesmos a valorização da árvore como uma riqueza a amar! Tal como nos alerta a plataforma global de reflorestação Tree-Nation, “alternativas mais duradouras e ecológicas como a plantação de árvores são uma demonstração de amor simbólica, também pelo planeta”.

Um bem-haja ao Engenheiro Carlos Silva, dos Viveiros Florestais de Amarante que, gentilmente, ofereceu cada uma destas árvores e aos docentes da componente prática de TPA, pela entrega e dedicação!

Somos sem dúvida uma escola grandiosa com alunos de uma essência execional, dos quais nos orgulhamos muito!

Alunos da EPF;CB de visita aos clássicos

Adicione mais informações sobre este item..

Os alunos das turmas TAS e TRE do 11º ano, no dia 7 de fevereiro de 2010, dirigiram-se ao Auditório de Mafamude - Vila Nova de Gaia, com o intuito de assistir à representação teatral de “Os Maias”, interpretada pela companhia ETCetera. Esta visita tinha por objetivo aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da obra em estudo. O desempenho dos atores foi agradável e muito profissional, tendo estes conseguido cativar o público que se envolveu de forma exemplar e contribuiu para o sucesso do evento.

Da parte da tarde, todos tiveram a possibilidade de conhecer a casa onde Camilo Castelo Branco viveu durante largos anos e acabou por falecer, situada em Seide – Famalicão. Esta visita serviu de complemento ao estudo da obra “Amor de Perdição” do mesmo autor.

Estas atividades devem estar disponíveis a todos os alunos para complementar os conhecimentos adquiridos na sala de aula.

La Chandeleur.

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 4 de fevereiro, o Departamento de Línguas: Francês, Inglês e Alemão, juntamente com turmas de 10º; 11º e 12 anos, do Curso Técnico de Restauração, em articulação com os professores de Serviços de Cozinha/ Pastelaria e com a Educação para a Cidadania e Desenvolvimento comemoram, no período da manhã, o dia de “La Chandeleur…and some Scones…und Waffeln… und Schwarzwälder Kirschtorte!”.

Desta forma, foi dada a conhecer à comunidade escolar uma das tradições francesas “ La Chandeleur”, com a confeção dos tradicionais crepes. A nível do inglês foi dada a conhecer a confeção dos tradicionais Scones. No que concerne o alemão, o tradicional bolo “Floresta Negra” (Schwarzwälder Kirschtorte) e as Waffeln.

Foram expostos na entrada da nossa Escola vários elementos da cultura e civilização francesa, como diversos livros e objetos que representam a cultura francesa, para além de alguns monumentos realizados pelos alunos do 10º ano, com material reciclável.

Foi sem dúvida uma manhã “docinha” para toda a comunidade educativa e esta apelou para que muito brevemente se voltassem a confecionar estas iguarias na nossa escola!

VISITA DE ESTUDO À EMPRESA QUEIRÓS OVOS, SOC. DOS VINHOS BORGES E AGROMANCELO

Adicione mais informações sobre este item..

No passado dia 31 de janeiro os alunos das turmas do CEF Operador de Máquinas Agrícolas e do 12º ano de CT Produção Agropecuária da Escola Profissional de Fermil de Basto realizaram uma visita de caráter técnico a 3 empresas/explorações agro-pecuárias de 3 setores distintos:

 

- Queirós Ovos – Grupo CAC, dedicada essencialmente à produção de ovos;

- Sociedade dos Vinhos Borges, SA, com explorações vitivinícolas não só na RD vinhos verdes, mas também no Dão e Douro, possui desde os vinhos de mesa a vinho do Porto e Espumantes;

- AgroMancelos, que possui das mais recentes tecnologias de uma exploração leiteira de bovinos Raça Holstein Frísia.

 

Esta iniciativa potenciou, sem qualquer dúvida o reforço das aprendizagens adquiridas na escola, promoveu e estimulou nos jovens alunos competências empresariais, reforçou a sua formação integral e profissional.

Os nossos agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para que estas visitas fossem possíveis, em especial à Dra Claúdia (Queirós Ovos), Eng. Pedro Martins (Soc. Vinhos Borges) e Sr José António (AgroMancelos).

Visita de estudo á Central de Esterilização do Hospital Escola Universidade Fernando Pessoa

Adicione mais informações sobre este item..

No passado dia 31 de Janeiro, os alunos do 12ª do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde realizaram uma visita de estudo á Central de Esterilização do Hospital Escola Universidade Fernando Pessoa em Gondomar. É uma unidade multifuncional de cuidados primários, secundários e terciários, prestados numa lógica pedagógica, exigida pela sua natureza de Hospital-Escola para a formação e qualificação permanente de profissionais de saúde e pela humanização na relação terapêutica Esta unidade hospitalar tem uma central de esterilização construída de raiz. Os alunos puderam comprovar a importância do ciclo de esterilização e a função do Técnico Auxiliar de Saúde neste processo, que é fundamental para que muitas intervenções sejam realizadas com e em segurança.

IV Mostra Educativa Educativa e Profissional

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 26 de Novembro realizou-se no Agrupamento de Escolas de Celorico a IV Mostra Educativa e Profissional “ Um olhar sobre a formação e a empregabilidade para elucidar jovens estudantes e jovens desempregados”. Das várias entidades presentes,  a Escola Profissional de Fermil, Molares Celorico De Basto, marcou presença com atividades refrentes ao curso de Técnico Auxiliar de Saúde, medição da glicemia capilar e pressão arterial. Os alunos presentes elucidaram sobre a oferta formativa da Escola.

Eletrica 2019

Adicione mais informações sobre este item..

O Curso Profissional de Técnico de Instalações Eletricas do décimo ano efectuou uma visita de estudo à Eletrica 2019  na Exponor em Matosinhos.

É um certame com duração de 4 dias onde estão representados as mais importantes marcas dos setores eletricos eletronicos, desde a produção, transporte e utilização da energia eletrica, passando pelos "gadgets" de última tecnologia.

Os alunos tomaram contacto com os expositores, que lhes mostraram as hipóteses de trabalho na área eletrica e eletronica.

​Alunos da EPF,CB no teatro

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 14 de novembro, os alunos do 11º ano dos cursos TRE (Técnico de Restauração, variante em cozinha e pastelaria) e TAS (Técnico Auxiliar de Saúde) realizaram uma visita de estudo a Vila Nova de Gaia, no âmbito da disciplina de Português.

Os alunos partiram da Escola por volta das 9 horas e rumaram em direção ao destino de autocarro.

Depois de uma viagem tranquila e agradável, chegaram ao auditório de Mafamude, onde assistiram à representação da obra de Almeida Garrett “Frei Luís de Sousa”, encenada pela companhia de teatro Etcetera, tendo o desempenho dos atores sido muito profissional.

O espetáculo teatral foi muito enriquecedor, cativou a assistência e facultou aos alunos uma visão global da obra que têm vindo a estudar na disciplina de Português, facilitando o estudo da mesma.

Na parte final da visita, houve, ainda, lugar para a partilha de momentos de salutar convívio no Shopping Espaço Guimarães.

Foi opinião geral que este tipo de atividades deve acontecer com mais frequência nas escolas, uma vez que são um ótimo complemento para as aulas de Português e toda a gente deve ir ao teatro pelo menos uma vez na vida.

Dia dos diabetes

Adicione mais informações sobre este item..

No passado dia 13 de novembro, a Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, comemorou o Dia Mundial da Diabetes e, por isso, os alunos do Curso Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) do 10º, 11º e 12º ano, realizaram várias atividades, nomeadamente:

Rastreios da Glicemia Capilar a toda a comunidade educativa, na biblioteca escolar;

Palestra sobre a Diabetes orientada pela Dr.ª Soraia Fernandes, onde foram esclarecidos os diversos tipos de diabetes e a importância das boas práticas alimentares e do desporto;

Visualização do documentário ‘Carb-Loaded – A Cultura - Dying to eat’, onde esclarece que pessoas aparentemente saudáveis podem desenvolver a diabetes, devido á má alimentação.

TAS na visita ao Kastelo

Adicione mais informações sobre este item..

O curso de Técnico Auxiliar de Saúde visitou o Kastelo, dia 25 de Setembro a Unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos para crianças do zero aos 18 anos. As crianças portuguesas com este tipo de necessidades não tem sido abrangidas pelos projetos do Serviço Nacional de Saúde, sendo ignoradas e esquecidas ficando internadas por longos períodos nos Serviços de Pediatria, verificando-se o comprometimento do vinculo familiar e do próprio desenvolvimento infantil, provocando, por vezes, a desestruturação familiar devido à conjuntura social. A visita teve como principais objetivos refletir sobre o papel social, atitudes e comportamentos no âmbito do trabalho em equipa; Perceber o impacto das ações o TAS na interação e bem-estar emocional de terceiros. Os alunos puderam ainda interagir com as crianças, fazendo diversas actividades; expor as suas dúvidas, que foram debatidas e esclarecidas em diálogo aberto entre todos. Estas visitas devem acontecer mais vezes para os alunos verem a realidade dos cuidados pediátricos em Portugal.

12 Técnico Restauração Visita França - Normandia

Adicione mais informações sobre este item..

Mais uma visita a França, com chegada a 14 de setembro de 2019.

Estivemos durante uma semana, em Caen Normandia e em Fougères na Bretagne. Foi uma semana de acontecimentos e elevada importância para os nossos alunos. Descobriram e constataram a História Recente da Europa. Há 75 anos em 5 de junho de 1944 deu-se o desembarque nas praias da Normandia. Os alunos, viveram experiências que irão perdurar muito tempo, nas suas memórias. Uma aula de história presencial que só a Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto pode proporcionar. 

A EPF, CB , com o 12 ano de Restauração, a visitar o Mont-Saint Michel!!!
Simplesmente maravilhoso!!! Local deslumbrante pelo seu enquadramento e recheado de história!!! Estamos, todos, de coração cheio e desejamos, sem dúvida, cá voltar!!!

Bem hajam todos aqueles tornaram possível esta “aula”.

Rotary Club - Prémio de Mérito Escolar

Adicione mais informações sobre este item..

O Rotary Club de Celorico de Basto, realizou dia 3 de setembro de 2019 , pelo sétimo ano consecutivo, a entrega dos Prémios de Mérito Escolar, na qual foi contemplada a Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto e com os quais nos identificamos. Foi atribuído o prémio de mérito à aluna Ana Margarida do Curso Técnico de Saúde.

Agrosemana 2019

Adicione mais informações sobre este item..

Terminando no dia 1 de setembro, o evento Agrosemana 2019, nas instalações da Agros, a Escola Profissional de Fermil esteve presente mais uma vez.

Neste certame onde é eleita a melhor vaca produtora de leite, a nossa escola esteve presente com 3 exemplares da raça Holstein Frísia, devidamente acompanhados pelos alunos do curso Técnico de Produção Agro Pecuária. A distinção para o melhor aluno da nossa escola recaiu sobre o formando Rui Brochado, que também foi durante este ano letivo vice presidente da Associação de Estudantes.

Refira-se a jovialidade com que estes alunos participaram em representação da nossa escola, onde se incluíram também os alunos de Restauração, neste certame onde não só se limitaram a atividades profissionais, mas também atividades lúdicas, tais como Agrolimpics, gincana de trator, músicos de renome, feira gastronómica.

Em 2020 estaremos presente!

DIA Verde

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 12 de junho de 2019, na Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, os alunos do primeiro ano de formação dos cursos TPA e TGEQ, no âmbito da componente da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, realizaram, para toda a comunidade educativa, a atividade ”Dia Verde”.
Numa primeira fase, alunos e professores envolvidos realizaram um inventário do material que poderia ser reutilizado e reciclado, que existia na exploração agrícola, da escola, para de seguida, se poder projetar o trabalho pretendido. Desta forma, foram reaproveitados pneus usados e paletes e deles fizeram-se bonitas floreiras, para embelezar parte do internato dos alunos, e das paletes fez-se um banco, que ainda irá ser decorado com motivos que representam os cursos.
Foi necessário lixar a madeira das paletes, serrar e pintar para dali nascer um bonito banco e da mesma forma, foram pintados os pneus, colocadas ripas de madeira para fazer um suporte de base para colocar a terra e as diversas plantas, nos mesmos, para no final termos umas bonitas floreiras.
Um bem-haja à professora Lúcia Gonçalves, que mesmo não sendo professora da turma esteve a ajudar na atividade.
Professores envolvidos e alunos sentem-se orgulhosos em preservar, proteger e melhorar a qualidade do ambiente e a fazer do "Dia Verde", um dia de reutilização e de reciclagem.

Semana do Cinema na EPFCB

Adicione mais informações sobre este item..

Decorreu durante 4 dias a semana do cinema  europeu na nossa escola.

Com efeito durante os dias 3 a 6 de junho, no nosso auditório, e em articulação com as disciplinas de Francês, e Cidadania e Desenvolvimento, com apoio da Biblioteca Escolar, os alunos assistiram a diversos filmes inseridos no contexto do cinema europeu, com o objectivo de enriquecerem a sua cultura cinematográfica e cidadania europeia.

Voluntariado Pregrinação a Fátima

Adicione mais informações sobre este item..

Nos dias 5 a 11 de maio de 2019, na Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, a Direção, as três alunas do 12º ano, do curso Técnico Auxiliar de Saúde e a professora de Comunicação e Relações Interpessoais, em articulação com a Educação para a Cidadania e Desenvolvimento desenvolveram uma ação de Voluntariado na prestação de auxílio à equipa de apoio para com os peregrinos a caminho do Santuário de Fátima. As alunas acompanharam, durante vários dias, a equipa de apoio na prestação de auxílio aos peregrinos, juntamente com a equipa de enfermagem e os guias. Realizaram várias tarefas, nomeadamente a realização de curativos aos peregrinos, assim como massagens e a higienização e desinfeção dos espaços comuns dos peregrinos. Foi sem dúvida uma experiência especial e extremamente importante para estas alunas, que representaram a EPFCB e é com orgulho e de coração cheio que, juntos, contribuímos para a formação de jovens solidários, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros.

CINTESIS - Visita de Estudo.

Adicione mais informações sobre este item..

Visita de Estudo ao CINTESIS (Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde), departamento da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no âmbito do Programa Cientificamente Provável através de protocolo estabelecido pela Biblioteca Escolar.

Com efeito este protocolo estabelecido com a Universidade do Porto, promoveu no dia 7 de Maio permitiu que o nosso curso TAS (Técnico Auxiliar de Saúde) conhecesse uma das mais importantes faculdades de medicina do nosso país, onde integraram as seguintes atividades.

Workshop Fake news – análise de notícias na área da investigação científica que pelo caráter impreciso e até de conteúdo falseado provocaram problemas ao nível da saúde pública, como a não vacinação ou com impacto nas atitudes sociais;

Colaboração no projeto ainda em curso no CINTESIS, AIRDOC: Aplicação móvel Inteligente para suporte individualizado e monitorização da função e sons Respiratórios de Doentes Obstrutivos Crónicos.  

Saúde Para Todos

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 2 de abril de 2019, na Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, os alunos, o Senhor Diretor, os professores, o Centro Social de Santão, de Felgueiras e o Centro de Atividades Ocupacionais, de Celorico de Basto, no âmbito da componente da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, celebraram o “Dia da Saúde”, integrado que decorreu na nossa escola de 1 a 5 de abril.

A atividade decorreu todo o dia e contou com a articulação dos cursos técnicos de Gestão Equina; Técnico de Agro-Pecuária; CEF e da Associação de Estudantes. 

Na exploração agrícola da escola, de manhã duas turmas de crianças do Centro Social e Paroquial de Santão realizaram rastreios a todas as crianças e a atividade “Hospital de Brinquedos”. De seguida,  tinham uma visita guiada às estufas, à vacaria, ao ovil e capoeiro, ao parque de máquinas (principalmente tratores) também puderam andar a cavalo. Realizaram sementeiras de culturas hortícolas no estufim;  envasamento/estacaria de plantas ornamentais e aromáticas e a identificar plantas aromáticas e o seu uso medicinal.

Os alunos do curso Técnico de Saúde, elaboraram adivinhas sobre a saúde, que colocaram nos tabuleiros das refeições, em francês e Inglês. No período da tarde, recebemos um grupo do Centro de Atividades Ocupacionais, de Celorico de Basto, realizando experiências no Laboratório de Química, e na Oficina de Eletricidade, experimentaram o manuseamento de robôs. No final, este grupo foi direcionado para a quinta, realizando as atividades já descritas.

CONSUMER TALKS

Adicione mais informações sobre este item..

Decorreu no passado dia 19 de março a actividade "Consumer Talks".

A Biblioteca escolar promoveu esta actividade inserida no dia do consumidor.

No auditório da escola recebemos a Drª. Ana Sofia Aguiar, do gabinete de apoio ao consumidor da DECO - Defesa do Consumidor - secção do minho, que engloba os distritos de Braga e Viana do Castelo, sendo nesta cidade onde está sediada a delegação regional .

A palestrante informou os alunos dos seus direitos e deveres como consumidores que por vezes são esquecidos. Os alunos participaram na actividade colocando as suas dúvidas, sendo prontamente esclarecidas.

Semana da Leitura

Adicione mais informações sobre este item..

A biblioteca Escolar da Escola Profissional de Fermil desenvolveu na semana na de 11 a 15 de Março a Semana da Leitura.

Durante esta semana algumas disciplinas forneceram 1 hora para realização de alguns trabalhos.

A Coordenadora lançou diferentes desafios no início da semana, entre eles:

CAPA ALTERNATIVA Sozinho ou com amigos, criar uma capa alternativa para um livro que os alunos tenham lido:

LETRAS COM ALMA Partilha de letras de canções que tenham um significado especial para os alunos;

CAPA ALTERNATIVA Criar uma capa alternativa para um livro que estás a ler;

ENTREVISTA A UMA PERSONAGEM Fazer uma “ entrevista ” à personagem literária favorita ou mais ou menos favorita dos alunos.

No dia 14 foram colocados nas portas da salas de aula e outros espaços da Escola, uma seleção de poemas da Lusofonia, feita pela Coordenadora da BE, com o objetivo de serem lidos no início da aula e que depois fossem sendo trocados por forma a haver a leitura de um poema diferente em cada aula, estendendo-se a atividade até dia 15.

RoboParty 2019

Adicione mais informações sobre este item..

A turma do 12 TIE (Técnico Profissional de Instalações Eletricas) deslocou-se nos dias 7 8 e 9 de março à Universidade do Minho em Guimarães para participar na RoboParty.

Promovido pelo departamento de Engenharia e Manutenção Industrial, este evento consiste na construção de um Robot e sua respetiva programação para que este cumprisse os desafios propostos.

Race os Champions, um desafio para que o Robot seguisse uma linha passando por uma ponte chegasse à meta.

Labirinto, um desafio que "obriga" o Robot a "ver" com os seus olhos, sensores de infra-vermelhos, qual o caminho para se desenvencilhar de um labirinto.

Existindo atividades paralelas, tais como escalada, xadrez, zumba, jogos tradicionais, KickBoxing, para os alunos "relaxarem" nestes 3 dias de evento, a adesão foi significativa.

Visita de Estudo Navio Hospital Gil Eannes

Adicione mais informações sobre este item..

Em direção a Viana do Castelo a turma 10TAS chegou ao Navio Hospital Gil Eannes. A guia deu nota introdutória à história do navio, assim como informou dos espaços a visitar. Castelo Central, onde pudemos observar os aposentos do capitão, os camarotes dos telegrafistas, a casa do leme e a casa da navegação.

De seguida, dirigimo-nos ao convés e à coberta, onde tivemos oportunidade de contactar com os espaços reservados à barbearia, cozinha, padaria, casa das máquinas, sala de tratamentos, consultório médico, gabinete de radiologia, enfermaria dos oficiais e bloco operatório.

De seguida visitamos o convés exterior, onde se situa a proa do navio e a ré do navio, pudendo observar uma capela utilizada pelos abordantes do navio.

Os alunos puderam ainda expor as suas dúvidas, que foram debatidas e esclarecidas em diálogo aberto entre todos.

INterNET SEGURA

Adicione mais informações sobre este item..

A Biblioteca Escolar e com a colaboração da associação de estudantes realizou a atividade Internet Segura.

O aluno Rui Foram desenvolvidos diferentes conteúdos e competências relacionados com: Navegar em Segurança; Pensamento crítico on line; Pesquisa de informação e Direitos de Autor, sendo estas temáticas transversais a todas as áreas de conhecimento.

A Professora Manuela Baptista, coordenadora da biblioteca, escolar, interveio no sentido de sensibilizar os alunos para a importância da defesa dos direitos de autor, referindo a atribuição de licenças da "Creative Commons".

O Professor Carlos Paulino focou a sua intervenção mais nos alunos do 12 ano, de modo a que estes quando elaborarem a sua Prova de Aptidão Profissional façam os devidas referencias às pesquisas que efectuem, bem como a citação de obras que consultes.

A coordenação da biblioteca efectuou um jogo didático em ambiente Kaoot sobre a actividade decorrida.

Dia dos afetos.

Adicione mais informações sobre este item..

O dia dos afetos na EPFCB, actividade que consistiu na decoração da escola com elementos alusivos ao dia (árvore das emoções; painel em forma de coração gigante com o nome de todos os alunos da escola; fitas de corações a decorar todas as salas de aula e corredores);

Foram distribuição de cartas em Língua Estrangeira: Inglês e Francês, por dois cupidos, a toda a comunidade educativa.

Em articulação com a Associação de Estudantes foi realizado um baile para toda a comunidade educativa.

Esta atividade foi desenvolvida no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento.

Rádio .. A mãe da Democracia em Portugal.

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 13 de fevereiro de 2018 a Escola Profissional de Fermil dinamizou a atividade "Dia da Rádio".

Toda a Comunidade Escolar foi elucidada sobre os aspetos positivo e benéfico das ondas de rádio nas suas diferentes variantes, que não só apenas se restringem às emissões radiofónicas.

A invenção da rádio, é na realidade um conjunto de invenções que culminou no fim do século 19 com as primeiras emissões experimentais.

A sequência de duas canções na madrugada de 23 de Abril de 1974 transmitidas na Emissora Nacional e na Rádio Renascença, foram a chave para o início da Revolução dos Cravos.

O Sr Fernando Machado, convidado e representante da Rádio Região de Basto, partilhou as suas experiências radiofónicas enquanto produtor e direção da estação.

La Chandeleur

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 5 de fevereiro, o Departamento de Línguas: Francês e Inglês, juntamente com turmas de 10º e 11º anos, do Curso Técnico de Restauração, em articulação com os professores de Serviços de Cozinha/ Pastelaria, com a Biblioteca Escolar e com a Educação para a Cidadania e Desenvolvimento comemoram, no período da manhã, o dia de “La Chandeleur…and Scones…and waffeln”.

Desta forma, foi dado a conhecer à comunidade escolar uma das tradições francesas “ La Chandeleur”, com a confeção dos tradicionais crepes. A nível do inglês foi dada a conhecer a confeção dos tradicionais scones e waffeln.

Estas tradições foram expostas na Biblioteca Escolar e na entrada, para que todos se inteirassem das mesmas e finalmente degustassem as iguarias, que foram dadas a provar a toda a comunidade educativa, junto ao bar da escola. Enquanto um grupo de alunos confecionava as iguarias, junto das docentes de línguas estrangeiras, outro grupo de discentes fazia a massa, juntamente com os professores da componente técnica de Cozinha.

Foi sem dúvida uma manhã “docinha” para toda a comunidade educativa e esta apelou para que muito brevemente se voltassem a confecionar estas iguarias na nossa escola!

EPFCB presente em Matosinhos com o Curso Técnico de Gestão Equina.

Adicione mais informações sobre este item..

Mais uma participação dos alunos do Curso Técnico de Gestão Equina no Centro Hípico de Matosinhos e Porto. Parabéns a toda a equipa alunos e professores. A Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, agradece mais uma vez a esplêndida participação dos nossos alunos e professores.

EPFCB desloca-se ao Centro Social.

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 14 de dezembro, a escola EPF,CB, representada por alguns alunos de cada um dos cursos existentes e por um grupo de professores deslocaram-se Centro Social Paroquial do Divino Salvador de Ribas, mais precisamente à Casa da Família Juvenil, destinada a crianças em situação de risco e com diferentes fins - acolhimento temporário, unidade de emergência e lar;

Foi visível o empenho, a dedicação e a motivação com que toda comunidade educativa se envolveu na doação de bens! Ao longo de algumas semanas, cada turma da escola teve ao seu encargo uma caixa que teria de encher com o que cada um pudesse oferecer: desde brinquedos, livros, jogos didáticos, roupa, calçado, entre outros bens materiais. O mesmo aconteceu na sala dos professores e rapidamente a mesma foi-se transformando num armazém de bens!

Fomos muito bem recebidos pela técnica responsável da Casa da Família Juvenil de Ribas, a Dra. Joana Ramos que nos fez uma visita guiada da instituição.

É com orgulho e de coração cheio que contribuímos para a formação de jovens solidários, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros.

Companhia de teatro ACTUS

Adicione mais informações sobre este item..

As turmas de TPA/TGEQ, TC, TAS, TRE do segundo ano de formação, deslocaram-se no passado dia 12 de Dezembro à companhia de teatro ACTUS, uma entidade com 16 anos de existência, facetada para trazer aos alunos uma leitura mais acessível das obra literárias lusitanas.

Esta companhia de teatro oriunda de Lisboa, deslocou-se ao auditório da Escola Secundária Sá de Miranda, Braga, onde representou a obra "Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett.

No final os alunos puderam dialogar com os actores da ACTUS, sendo uma forma de aproximação entre o público, actores e a obra literária. 

Os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos na EPF,CB

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 10 de dezembro, na escola EPF,CB, toda a comunidade educativa comemorou os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Foi visível o empenho, a dedicação e a motivação com que todos se envolveram na execução dos diferentes  trabalhos alusivos à comemoração desta data. Todos os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para transformar o nosso mundo, foram abordados de forma a desenvolver o espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos. A criação e a decoração da Árvore dos Direitos Humanos foram exemplos concretos do empenho demonstrado por todos nesta atividade.

Que os Direitos Humanos nunca sejam esquecidos!!

Alimentação saudável, dia da bolacha.

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 5 de dezembro de 2018, na Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, os alunos, a Direção, o Centro de Formação, os professores, os assistentes operacionais e a nutricionista Dra. Elsa Alves, no âmbito da componente da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, celebraram o Dia da Bolacha.

Para que a atividade surtisse o efeito desejado, os alunos do 10.º ano, do Curso Técnico de Restauração, acompanhados pelos professores responsáveis, realizaram inúmeras atividades relacionadas com o tema em questão. 

A atividade terminou com uma palestra, no auditório, intitulada “Dieta Mediterrânica versus Produtos Tóxicos que ingerimos”, orientada pela Dra. Elsa Alves. Foi sem dúvida um dia especial e extremamente importante para toda a comunidade escolar, inserindo no ambiente escolar uma discussão que estimulasse o pensamento e a adoção de práticas alimentares e estilos de vida saudável.

Um grande Obrigado!

Adicione mais informações sobre este item..

Obrigado José Carlos,

todos os adjectivos, para caracterizar o bem que fizestes pela Escola Profissional de Fermil e pelos alunos que educastes, serão poucos para lhe agradecer ... .

Pelas duas décadas ao serviço da escola, pelo cargo de Presidente do Conselho Geral, pelo clube musical, pelas visitas de estudo, pelos conhecimentos, pela cidadania, pelo companheirismo pela amizade.

A homenagem de hoje, no restaurante pedagógico da EPF;CB, contou com a presença de funcionários, professores, associação de estudantes, direcção e representantes do poder local. É um gesto para que saiba que será sempre bem vindo a esta (sempre) tua e nossa casa.

Por tudo isto ...

José Carlos, Obrigado. 

Trigésimo Sétimo Concurso Nacional da Vaca Holstein Frisia

Adicione mais informações sobre este item..

Participação da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, no trigésimo sétimo concurso Nacional da Vaca Holstein Frisia, em Vila do Conde (Agros). Somos dos melhores e estamos entre eles. Aos docentes e alunos dedicados a nossa eterna solidariedade.

Diretamente do Coiffure para a Passerelle elas são trabalhadas para o melhor momento. Estamos presentes com quatro animais. A Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto entre os melhores.

Alunos da Escola demonstrando o seu profissionalismo no maneio da vitela. Aplicação da Teoria à prática . Força Coutinho!!! 

Caminhada de São Martinho

Adicione mais informações sobre este item..

Como vem sendo habitual, a Escola Profissional de Fermil organizou na passada sexta-feira, dia 16/11, a caminhada de São Martinho.

Pela manhã, o percurso pelas lindas terras de basto, contou com a presença de toda a comunidade escolar. Se bem que a maioria dos participantes fez o percurso a pé alguns fizeram-no de bicicleta e também a cavalo.

O almoço, os grelhados de São Martinho, foi gentilmente oferecido pela Direção da Escola Profissional de Fermil.

Na parte da tarde a animação foi garantida com jogos tradicionais, castanhas assadas, e animação musical.

O convite fica feito ... até para o ano.

Cabeceiras Trail - O Trilho do Guerreiro

Adicione mais informações sobre este item..

Na passada 3ª feira tivemos a honra de receber os fantásticos alunos do Curso de Educação e Formação - Manobrador de Máquinas Agrícolas da Escola Profissional de Fermil, que nos vieram ajudar na limpeza dos trilhos! Fizeram um trabalho notável! Um grupo de alunos cheio de garra, cheio de vontade de mostrar trabalho e de aprender. Uma palavra de agradecimento à direção da Escola Profissional de Fermil bem como ao diretor de turma Leonel Castro e à professora Laurinda Cabeças.

Onda Rosa

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 30 de outubro de 2018, na Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, os alunos, o Senhor Diretor, os professores, os assistentes operacionais e as duas representantes da ARS Norte, a enfermeira Adélia Freitas e a nutricionista Cátia Ferreira, no âmbito da componente da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento, celebraram o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, levando a cabo a atividade “Onda Rosa”.

Para que a atividade surtisse o efeito desejado, entre os dias 23 e 29 de outubro, os alunos dos Cursos Técnico Auxiliar de Saúde, acompanhados pelos professores responsáveis, realizaram inúmeras atividades relacionadas com o tema em questão, nomeadamente a criação de cartazes alusivos à prevenção do cancro da mama, a elaboração de laços rosa, em tecido e em papel, uns para colocar na lapela de todos os elementos que constituem a comunidade educativa, outros para decorar as portas das salas de aula e o jardim da escola. Foram, ainda, redigidas, em Inglês e Francês, mensagens de sensibilização sobre as medidas preventivas, tendo as mesmas sido colocadas no recinto da escola. A decoração da escola, como forma de alertar toda a  comunidade educativa para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce, foi, portanto, uma grande preocupação demonstrada por todos os que se envolveram na atividade, que teve o seu ponto auge no dia 30 com a criação, no ginásio da escola, de um grande laço humano.

A “Onda Rosa” terminou com uma sessão fotográfica protagonizada por alunos, professores e assistentes operacionais que quiseram perpetuar um momento único, numa moldura rosa elaborada pelos alunos do Curso Técnico de Instalações Elétricas, sob a preciosa orientação do professor Carlos Paulino.

Lycée Agricole de Montmorot

Adicione mais informações sobre este item..

A Escola Profissional de Fermil recebeu durante uma semana a sua congénere francesa o Liceu Agrícola de Montmorot da região de Jura.

O referidos alunos  visitaram locais desta região, a Região de Basto, bem como a nossa quinta, onde constataram as boas práticas agrícolas e ambientalmente sustentáveis praticadas nesta instituição de ensino.

A parte logistíca da organização ficou a cargo da escola anfitriã. 

Corta Mato de Celorico de Basto 2018

Adicione mais informações sobre este item..

Mais uma vez, os alunos da Escola Profissional de Fermil deram cartas no Corta Mato de Celorico de Basto (28/9/18).
Postura e desempenho exemplares, numa manhã de convívio e atividade física, que culminou com 2 primeiros lugares (Ana Teixeira 12°TAS e Liliana Costa 10°TAS) e 3 segundos lugares (Fábio Lemos 11°TGEQ, Sónia Alves 11°TAS) e Diogo Goncalves 12°TIE).👏 5 medalhas para a EP Fermil🏆 
Parabéns a todos!

Agrosemana

Adicione mais informações sobre este item..

Mesmo ainda na interrupção letiva de verão, os alunos da EPFCB mostram a sua raça ao participar no evento da Agrosemana em Vila do Conde. Segundo o apontamento do nosso Exmº Diretor Eduardo Fevereiro afirma no seu Facebook.

"Participação da Escola Profissional de Fermil nas primeiras Agrolimpics realizadas em Vila do Conde durante a Agrosemana - Feira de Agricultura de Vila do Conde... estamos para sermos lembrados. Abraço a todos os participantes"

Espaço Agros em Vila do Conde de 1 a 5 de Setembro de 2016

Visita às Terras de Basto e Barroso

Adicione mais informações sobre este item..

No passado dia 28 de abril, os alunos das turmas 1.º TIE e 1.º TRE tiveram a oportunidade de conhecer melhor a sua região. A visita de estudo realizada no âmbito de Área de Integração em articulação com as disciplinas de Francês/ Inglês e Comunicar em Francês/ Inglês decorreu da melhor forma.

Este passeio foi muito agradável e serviu acima de tudo para entender o enquadramento histórico da vasta Região de Basto e o desenvolvimento turístico que a envolve.

Através de paisagens idílicas, a viagem estendeu-se por Cabeceiras, Mondim e Celorico de Basto. Os alunos, sempre muito receptivos e participativos leram, em cada local, documentos referentes ao Mosteiro de São Miguel de Refojos e Estátua “O Basto”; Moinhos de Rei, em Abadim; Sra. Da Graça, em Mondim de Basto; Sra. do Viso e Castelo de Arnoia, em Celorico de Basto. Estes materiais foram fornecidos pelo professor José Carlos Lopes, responsável pela organização da atividade.

A visita ao Castelo e Centro interpretativo contou com a preciosa ajuda da ex-aluna da Escola, Elisabete (responsável por aquele Centro) que de forma muito pragmática fez uma visita guiada bastante elucidativa, fornecendo aos alunos materiais relacionados com a Rota do Românico.

Os alunos e professores ficaram bastante satisfeitos com o resultado da visita e da aprendizagem efetuada.

RoboParty 2016

Adicione informações sobre este item..

Decorreu em Guimarães e na Universidade do Minho nos dias 17 a 19 de Março a RoboParty 2016.

O entusiasmo dos alunos foi de tal ordem que construiram os Robots para a "party" com uma perfeição exemplar.

 

Durante os 3 dias desta festa executaram-se várias atividades na robótica, desde a montagem no primeiro dia, ao que se seguiram os testes e programação para as duas competições. Na sexta feira decorreu a competição pra a saida do labirinto. No sábado decorreu a competição de corrida.

 

Salienta-se o bom desempenho das duas equipas e o mais importante foi que a turma pensa em regressar para o ano que vem para fazer mais e melhor.

Jogos na ESRP

Adicione informações sobre este item..

A turma do 10 TIE participou no dia 15 de Março deste ano nos jogos da Eletrotecnia. 

Na parte da manhã decorreram os jogos da eletrotecnia, com atividades lúdicas, mas ao mesmo tempo pedagógicas. Após o almoço, gentiolmente oferecido pela Escola Secundária Rocha Peixoto, os alunos precorreram um circuito de peddy paper conhecendo desta forma melhor a cidade de Póvoa de Varzim.

Visita Capril curso TPA

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 9 de março a turma do 12º ano de técnico de produção agrícola, na disciplina de especificação animal, deslocou-se a Zebral, Vieira do Minho, a fim de visitar um capril, cuja empresa foi adquirida através de um projeto de Proder. 

Os animais são rastreados anualmente para a brucelose e em simultâneo são desparasitados. No regresso, os alunos ainda observaram uma exploração de suínos bísaros ao ar livre. Os alunos interagiram com o jovem empresário e ainda foram dados alguns conselhos técnicos.

Visita de Estudo a Lisboa e Óbidos.

Adicione mais informações sobre este item..

Nos dias 11 e 10 de Janeiro a turma de Técnico de comercio visitou as cidades de Lisboa e Óbidos.

Em Lisboa visitaram diversos espaços comerciais, com visita ao comercio tradicional da baixa Lisboeta, bem como espaços comerciais, nomeadamente o C.C. Colombo. Em Lisboa este grupo visitou ainda a Assembleia da República com auxilio de uma guia desta instituição.

Cabazes de Natal '15

Adicione mais informações sobre este item..

Os alunos criaram o cabaz de forma autónoma ou com a ajuda dos professores de línguas, de outras disciplinas e dos diretores de turma. Depois, de terem terminado os cabazes, estes foram colocados numas mesas no auditório de forma a serem avaliados e serem selecionados os melhores, sendo que os critérios eram a qualidade de execução, a originalidade e a qualidade e quantidade dos produtos. Fizeram parte do júri, professores, funcionários da secretaria e assistentes operacionais.

Feira de Natal 2015 na EPFCB

Adicione mais informações sobre este item..

No passado dia 16 de dezembro os alunos das turmas de TC/CP – 11º ano e TPA/CP – 12º Ano, da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, acompanhados e orientados pelos professores, Carlos Ribeiro e Humberto Cruz, organizaram uma Feira de Natal. A feira teve como principais objetivos a exposição/venda de produtos alusivos à época de Natal produzidos pelos encarregados de educação dos alunos da turma de técnico de comércio, bem como a exposição/venda dos produtos de origem agrícola produzidos na escola.

Feira de Santa Catarina 2015

Adicione mais informações sobre este item..

Este ano a organização e realização da feira de St.ª Catarina ficou, uma vez mais a cargo da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto, em estreita colaboração com a casa do agricultor e a câmara de Celorico de Basto. A Escola Profissional do Marco de Canaveses, Ponte de Lima e Escola Profissional de Vagos, associação de produtores (associação de criadores de raça frísia) e produtores de raças autóctones de bovinos e da galinha portuguesa, estiveram presentes neste evento. Esteve, ainda presente, uma amostra de ovinos da raça soufolk, caprinos anões, coelhos, galinha-da-guiné dos produtores da região. Os alunos do curso de gestão equina com os garranos da Escola Profissional de Fermil de Basto abrilhantaram o início do concurso pecuário com uma demonstração explicativa de cavalos da raça garrana.

Cortamato Escolar

Adicione mais informações sobre este item..

No passado dia 25 de novembro os alunos inscritos para participar no Corta Mato, acompanhados pelos professores, Cláudia Varejão e Renato Queirós, deslocaram-se à feira de Santa Catarina com vista a participar no Corta Mato Concelhio organizado pela Câmara Municipal de Celorico de Basto em parceria com o Agrupamento de Escola de Celorico de Basto. A participação nesta atividade teve como principais objetivos - Realizar uma corrida de longa duração, como forma de culminar o trabalho de resistência aeróbia realizado nas aulas e selecionar os alunos que vão representar a Escola no Corta-Mato fase CLDE.

            Os alunos participaram de acordo com o seu escalão etário/sexo na prova para eles estipulada, sendo de salientar os excelentes resultados obtidos, nomeadamente: 1 primeiro lugar, 3 segundos lugares, 3 terceiros lugares, 1 quarto lugar, 1 quinto lugar e 2 sextos lugares.

Prova de vinhos EPFCB

Adicione mais informações sobre este item..

No dia 26 de Novembro, foi realizada uma Prova de Vinhos, que contou com a participação de 10 pessoas, na adega de Molares, e cujo programa constava de uma breve explicação sobre o processo de produção do vinho, e apresentação das suas caraterísticas, seguida de uma prova. No final, foi distribuído um prospeto da FENADEGAS – Adegas Cooperativas de Portugal, intitulado “Seja responsável… beba com moderação”, com alguns dados sobre produção, consumo, benefícios e outras informações sobre o vinho.

Endiel 2015

Adicione informações sobre este item..

As turmas do 10 TIE e do 12 TIE, visitaram no dia 19 de Novembro de 2015 a Endiel. Trata-se de um certame destinado a demonstrar as novidades que existem no setor das indústria eletricas e eletrónicas.

Contando com vários expositores, nesta feira estiveram os principais fabricantes de material elétrico. Assim estiveram representadas entre outras a OMRON, na área de automação, a Philips na área de iluminação e equipamentos médicos, a WEG no fabrico e controlo de sistemas de força motriz. A EDP também esteve representada, onde informou os nossos alunos do facto de a energia produzida em Portugal assentar numa forte componente eólica.

Outubro, mês das bibliotecas escolares

Adicione mais informações sobre este item..

Durante o mês de Outubro de 2015, inserido no tema “Outubro, mês das bibliotecas escolares”, a Biblioteca da EPF,M,CB realizou algumas atividades com vista à sua divulgação e à promoção da leitura junto da comunidade escolar.

Numa dinâmica de abertura à comunidade, no dia 20 de Outubro foi realizada a primeira sessão da tertúlia da EPF,M,CB subordinada ao tema “ O tempo: tal como o vemos hoje”, abordado pelo docente de Físico-Química, Manuel Pereira Carvalheira, que contou com a presença de 12 professores e 2 assistentes operacionais, e teve a duração de cerca de 1 hora, tendo sido seguida de um pequeno lanche.

Please reload

bottom of page