top of page

Os cursos profissionais são financiados por fundos comunitários. Diretores de escolas públicas e o presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO) pedem ao Governo a autorização para reafetarem fundos de outras rubricas ou programas em computadores e acesso à Internet. O acesso é essencial para os alunos apresentarem à distância as Provas de Aptidão Profissional (PAP) para concluírem os seus cursos.

Estamos atentos e proximos dos nossos alunos, mesmo aqueles com mais dificuldades de acesso à tecnologia. 

Onde não chega o sinal e não existem computadores ou tabletes, chegam as carrinhas da EPFCB! Porque o futuro destes alunos é já amanhã e a sua Formação não pode parar!

O presidente da APEPA (Associação Portuguesa Escolas Profissionais Agrícolas) espera que as entidades responsáveis possam olhar para a realidade específica destas escolas, que trabalham 365 dias por ano. 

"Vamos fazer tudo para que os alunos possam concluir o 12 ano", conclui Carlos Frutuoso

Alunos do profissional da EPFCB, onde não chega a internet chegam as nossas carrinhas.

In Jornal de Notícias, 26 de abril 2020

Maria Manuela Pastor Faria, diretora-geral dos Estabelecimentos Escolares, tem efetuado visitas às Escolas Profissionais Agrícolas do Norte. Foi nesse âmbito que, no passado dia 25, se deslocou à Escola Profissional de Fermil, em Celorico de Basto, fazendo-se acompanhar de João Gonçalves, delegado regional de Educação da Região Norte.

A visita do grupo de trabalho teve como propósito inteirar das necessidades e dos problemas existentes naquele estabelecimento de ensino, em particular no que concerne àscoberturas de fibrocimento contendo amianto, existentes nas instalações da exploração agrícola daquela instituição. No final, Maria Manuela Pastor Faria prometeu empenho na resolução dos problemas constatados no local.

Fernando Fevereiro, diretor da EP Fermil, mostrou-se preocupado com a cobertura de amianto existente na adega, na vacaria e no hangar das máquinas agrícolas, tendo pedido uma resposta célere por parte da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE) a fim de substituir aquelas coberturas. Fernando Fevereiro evidenciou ainda a necessidade de aumentar o número de elementos do quadro não docente da escola.

Posteriormente, no decorrer da visita às instalações de ensino e de internato, o diretor demonstrou as necessidades de melhoria das instalações daquele estabelecimento de ensino, assim como do internato, que, este ano letivo, acolhe 18 alunos e sete docentes. No final, Fernando Fevereiro referiu que a visita foi importante para que os responsáveis da DGESTE diagnosticassem no terreno as necessidades da escola e delineassem soluções para problemas que há muito aguardam respostas. O diretor da EP Fermil mostrou-se satisfeito e confiante com as soluções encontradas, revelando-se esperançoso numa evolução favorável da situação

Diretora-geral dos estabelecimentos escolares visitou a Escola Profissional de Fermil.

A EPF, CB – Escola Profissional de Fermil tem abertas as inscrições para o próximo ciclo de formação 2018/21. Há mais de 40 anos a formar profissionais, aquela que foi classificada como a segunda melhor escola profissional agrícola do país mantém uma forte aposta na área agrícola e agro-alimentar, a que se junta o curso Técnico Auxiliar de Sáude.

Para o triénio 2018/21, a EPFCB continua apostada nos cursos de grande tradição na instituição, como Produção Agropecuária, Gestão Equina, Técnico de Restauração Cozinha/Pastelaria e Técnico Auxiliar de Saúde. Além destes, a escola tem abertas as inscrições para o Curso de Educação Formação (CEF) em Operador de Máquinas Agrícolas

Rádio Região de Basto EPF;CB a 2ª melhor escola

Rádio Região Basto

NA ENTREGA DE DIPLOMAS, o diretor da Escola Profissional de Fermil questionou o secretário de Estado da Educação sobre a "concorrência desleal" de escolas públicas em matéria de ensino profissional. "Faz sentido, num raio de poucos quilómetros permitir que haja escolas públicas da região não vocacionadas para o ensino técnico profissional, que entrem numa concorrência desleal na captação de alunos relativamente a este estabelecimento de ensino público, concebido estritamente, para a formação deste tipo de ensino"  

Escola Profissional de Fermil questiona "concorrencia desleal"

Correio do Minho 21/07/2016

A Escola Profissional de Fermil, de Celorico de Basto, conquistou o quinto prémio no 4.º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia – 13.ª secção (vacas leiteiras), que decorreu no âmbito da AGRO 2016 – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação. Em Braga, os alunos do curso Técnico de Produção Agrária arrecadaram um cheque no valor de 135 euros, com a quinta classificação na Melhor Úbere.

Celorico de Basto: Escola Profissional de Fermil conquista terceiro prémio num mês

Jornal "A Verdade" 5 de Abril de 2016

Em Celorico de Basto, os alunos da Escola Profissional de Fermil partilham a sala de aula com 22 hectares de campo e produzem vinho, leite, compotas, cultivam frutas e criam vacas e cavalos. Este ano, da vinha pedagógica da escola saíram cerca de cinco mil litros de vinho ‘Souto Grande’, com uma qualidade superior e que pode ser apreciado na versão branco, rosé ou espumante.

Alunos da Escola de Fermil produzem vinho "Souto Grande"

Jornal Correio do Minho

A Escola Profissional de Fermil, de Celorico de Basto, conquistou o quinto prémio no 4.º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia – 13.ª secção (vacas leiteiras), que decorreu no âmbito da AGRO 2016 - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação.

Em Braga, os alunos do curso Técnico de Produção Agrária arrecadaram um cheque no valor de 135 euros, com a quinta classificação na Melhor Úbere. O Concurso Regional da Raça Holstein

Radio Região de Basto

Celorico de Basto

A Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto foi criada em 1972 como Escola Técnica (Secção da Escola Técnica da Régua) com os cursos gerais de Agricultura, Formação Feminina, Mecânica e Electricidade, o que correspondia efectivamente às necessidades da região de Basto.

Esta Escola Profissional possui uma exploração agrícola com mais de 23 héctares, o que permite aos alunos adquirirem competências nas áreas relacionadas com os respectivos cursos. A Quinta da Escola dispõe de recursos, como viveiros florestais, vacaria, ETAR biológica para tratamento de águas residuais, estufas agrícolas, vinha, adega, centro equestre e residência para estudantes e professores. 

www.celoricodigital.pt

Celorico de Basto

A Fil, em Lisboa, recebeu, de 21 a 23 de novembro, a feira Portugal Agro - Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agroalimentar e Celorico de Basto fez-se representar por grande parte dos produtores locais. . “Procuramos participar ativamente nestas iniciativas por forma a alavancar de forma cada vez mais consiste a agricultura local na sua diversidade e multiplicidade. Procuramos, neste certame, mostrar as potencialidades que a nossa região tem para oferecer em vários setores ... Presentes na feira estiveram produtores de vinho como a Escola Profissional de Fermil com o marca Souto Grande, ... com vinhos compostas  ... 

http://www.mun-celoricodebasto.pt/

Celorico de Basto

Please reload

bottom of page